Pipefy na RubyConf 2022: Palestrando sobre mudança de carreira na maior conferência de Ruby LATAM

Escrito por Marcos Carvalho, Software Engineer na Pipefy e palestrante. 

A RubyConf é a maior conferência com foco em Ruby da América do Sul e existe para promover a conectividade entre profissionais da área de tecnologia, estimulando a troca de informações e fornecendo conteúdos relevantes e de qualidade sobre o vasto mundo de tech.

Ao longo de 14 edições, a RubyConf evoluiu e, este ano, a RubyConf+ 2022 veio com a proposta de mostrar essa (R)evolução na prática. 

O evento ocorreu no dia 09/09/2022 em São Paulo e contou com dois palcos: o Ruby+, voltado para discussões mais técnicas sobre o desenvolvimento de software e o universo da programação e da tecnologia como um todo; e o palco Tecnologia, Inovação e Carreira, que buscou integrar a tecnologia com discussões sobre diversidade, aprendizado, desenvolvimento de carreira, competências para o futuro do trabalho e muito mais. 

Estes dois palcos mostram bem que uma das intenções da RubyConf evoluir para RubyConf+ é a interação e multidisciplinaridade entre diversas tecnologias, ideias e pessoas. 

A comunidade Ruby é conhecida por ser muito ativa. O próprio criador da linguagem, Yukihiro Matsumoto, conta que a linguagem não seria o que é hoje sem o engajamento da comunidade. E isso foi muito notável na interação entre as pessoas participantes com muito compartilhamento de ideias, conhecimentos e buscando novas parcerias para levar a comunidade ainda mais longe. O evento foi muito bem organizado pela Locaweb e a energia de retorno ao presencial foi contagiante. 

Todas as palestras foram excepcionais, mas dou um destaque especial aos keynotes (palestras de abertura e fechamento do evento), “Comunidade Ruby: ontem, hoje e amanhã”, apresentado pela Juliana Dias e “Mantendo sistemas Ruby e Elixir: lições aprendidas”, apresentado pela Elaine Watanabe. 

Foi minha primeira RubyConf presencial, sendo que já havia participado das edições online de 2020 e 2021 (a Pipefy foi uma das patrocinadoras do evento de 2021). Mas neste ano o diferencial foi que tive a incrível oportunidade de ser um dos palestrantes no palco Tecnologia, Inovação e Carreira com a minha palestra “Da Capo: uma transição da música à tecnologia”, onde abordo minha transição de carreira. 

A ideia de trazer este relato foi um convite para pensarmos juntos em paralelos possíveis entre as áreas da música para a programação, e sobre como a linguagem Ruby foi importante neste movimento. Argumentei que a entrada de pessoas profissionais vindas de outras áreas facilita a diversidade cognitiva, essencial para o mercado de tecnologia atualmente e que está expandindo nossos conceitos de colaboração e aprendizagem de programação.

Diante do cenário de crescente demanda por pessoas desenvolvedoras no mundo inteiro, há uma movimentação de profissionais de outras áreas ingressando na tecnologia. A apresentação teve como ponto de partida a minha movimentação do mercado da música para a tecnologia, argumentando que é essencial naturalizar e acolher as “transições de carreira”, necessárias e até mesmo inevitáveis no mundo atual de transformação digital.

A palestra visou contemplar os seguintes públicos-alvo:

  • Pessoas desenvolvedoras, trazendo reflexões por meio de paralelos entre as áreas da arte, música e tecnologia, e desconstruindo mitos comuns entre as áreas;
  • Managers e recruiters, visando o acolhimento de profissionais ingressantes, o entendimento de seus gaps de currículo e valorização de sua trajetória, por meio de uma maior compreensão das várias possibilidades que pessoas profissionais vindas de outras áreas podem trazer para a tecnologia e para as empresas;
  • Profissionais que estão buscando uma maneira de ingressar no mercado de tecnologia.

A linguagem Ruby teve um papel fundamental em minha movimentação de carreira. Eu já havia estudado outras linguagens, como PHP, Java e Javascript, mas alguns conceitos eu simplesmente não conseguia assimilar. Ruby, sendo a melhor amiga da pessoa programadora, facilitou a conexão entre a programação com meu universo profissional anterior, pois, com ela, pude fazer paralelos claros entre a linguagem humana e as artes. Ruby é amigável para iniciantes, mas, o mais importante, para humanos. E por isso defendi fortemente que ela seja usada como a primeira linguagem de programação para iniciantes.

O palco estava sendo muito bem conduzido pela Charlotte Lorele e me senti muito acolhido e  bem recebido pela comunidade. O público interagiu com ótimas perguntas a respeito das reflexões que abordei sobre paralelos entre o aprendizado da programação e de instrumentos musicais, e também sobre a importância de aprendermos padrões de software assim como as grandes pessoas compositoras aprendem os padrões de composição musical. 

Após a conclusão da palestra, tive ótimos feedbacks e comentários sobre o tema. Apesar de o palco não ser novo pra mim, pois como músico toquei em diversos grandes palcos como o Teatro Guaíra e Teatro Positivo, além de muitos outros, ainda assim foi minha primeira experiência dando uma palestra sobre tecnologia. Saí de lá com a sensação de missão cumprida e engajado em participar mais ativamente da comunidade Ruby, open source e da tecnologia como um todo.

Agradeço imensamente o apoio da Pipefy, do time de DevRel e todas as pessoas que puderam participar online ou presencialmente. A área tech pode ampliar significativamente o seu potencial de inovação ao receber pessoas com diversas trajetórias profissionais e acredito que este evento foi um passo importante nesta direção. Todas as pessoas são bem vindas ao mercado de tecnologia, que precisa da contribuição da sociedade como um todo para a sua evolução.

Vida longa à linguagem Ruby!

Similar Posts

Leave a Reply