|

Confira como foi a experiência dos técnicos que participaram do AWS GameDay, co-organizado pela Pipefy!

Em Novembro de 2022, a Pipefy co-organizou o AWS GameDay. Para quem não conhece, o evento é famoso pelo espírito colaborativo, com exercícios de aprendizado que testam as habilidades de implementar soluções da AWS para resolver problemas da vida real. Tudo isso em um ambiente gamificado e livre de riscos! Por ser completamente hands-on, muitos profissionais técnicos aproveitam a oportunidade para explorar livremente os serviços da AWS, padrões de arquitetura, boas práticas e claro, trabalho em equipe. 

Em Novembro, o evento foi aberto para o público geral (dentro do limite das vagas), sendo que o único pré-requisito era comparecer no escritório da Pipefy com o próprio computador e vontade de aprender. E competir né, afinal, era um jogo! 

O participante Thiago Martins, SRE DevOps Engineer, confessou que estava um pouco apreensivo no começo, sem saber o que esperar do evento, “mas assim que começou, surgiu uma atmosfera competitiva muito legal. Os organizadores criaram uma experiência imersiva, com situações hipotéticas (e até cômicas), em que tínhamos que solucionar diversos problemas de infraestrutura para garantir a eficiência operacional do nosso negócio”. Martins ainda brincou dizendo que a imersão foi tanta que, quando o negócio não ia bem, pairava o medo da “demissão do chefe, que não era tão bonzinho”. 

A maioria dos técnicos participaram do AWS GameDay pela primeira vez, sendo verdadeiramente surpreendidos pela realidade do jogo, ainda que divertido. Thales Horta, SRE DevOps Engineer, destacou que a imersão e busca por desempenho em conjunto com os outros participantes gerou um ambiente muito fiel ao dia a dia de trabalho: “Se a aplicação deixasse de responder, era como se fosse um ambiente produtivo de verdade”! 

E os aprendizados do jogo foram facilmente traduzidos para a realidade do trabalho, com aplicações claras. Karine Cristina, Application Support Analyst, disse que além de se divertir e conhecer pessoas novas, também conheceu processos diferentes e “diversas formas de lidar com as demandas de clientes, assim como a contornar a situação quando nada do que planejamos sai como esperado”. Silvio Antunes, que é Database Administrator, complementou: “a dinâmica do jogo criada pelo time da AWS foi muito legal, bem diferente de outras atividades que já participei. O melhor é que aprendi muita coisa nova, que posso até vir a usar no meu dia a dia”.

Outro ponto positivo da experiência, destacado por todos os participantes, foi conhecer pessoalmente os colegas de trabalho e fazer networking de qualidade com quem compareceu no evento. João Yutaka, SRE Apprentice, aproveitou a oportunidade para rever os colegas, depois de tanto tempo no modelo de trabalho remoto. “Foi uma experiência divertida, leve, cheia de trocas de conhecimentos e colaboração com pessoas de outros times – e até mesmo de outras empresas. Sinto que foi muito proveitoso, mesmo estando no início da minha carreira profissional”, complementa Fernanda Cristina Peixoto, Data Engineering Apprentice. 

O grande destaque do jogo, para muitos, foi o contato próximo com as soluções da AWS, e a liberdade de exploração para resolver os desafios. Para Jean Carlo, Customer Support Apprentice, foi a primeira experiência: “apesar de já conhecer um pouco sobre os serviços, não sabia quase nada sobre o uso, e durante o evento consegui aprender muito sobre a utilização de todas as features e recursos da AWS”. Milton Costa, SRE Manager, compartilhou que a dinâmica, conteúdo e ambiente competitivo do evento surpreendeu, reforçando que a AWS é algo que precisa ser constantemente estudado.

Mas e para a AWS? Como foi a experiência do GameDay co-organizado pela Pipefy? Para Bruno Teiichi Akiyama, Technical Account Manager da AWS, o evento foi um sucesso! Tanto pela diversificação dos profissionais de IT que participaram quanto em experiências, Bruno disse que o envolvimento de todos fez tudo valer a pena: “não houveram distrações e as equipes trabalharam duro! Viveram realmente o espírito da AWS de Work Hard, Have Fun and Make History. Todos os participantes disseram que aprenderam algo novo, então eu fiquei muito satisfeito com o resultado”.

Similar Posts

Leave a Reply