|

Pipefy no TDC Floripa: Como foi ser palestrante?

Escrito por: Thialison Souza, QA Lead na Pipefy.

O TDC é o maior evento de Tecnologia do Brasil, onde organizadores de meetups e eventos, palestrantes, empresas e patrocinadores se juntam para falar de tecnologia e boas práticas no mundo digital, em uma única plataforma (tanto online quanto presencial). O evento é organizado no formato de trilhas, onde em cada trilha aborda-se uma área/tópico dentro de TI. E a trilha onde palestrei foi a trilha de testes – já que trabalho com qualidade de software, faz todo sentido, né?

Acho que minha primeira dica aqui é para quem sonha em palestrar em um grande evento: não importa o quanto ache que ainda não tem preparação, ou coragem, ou conteúdo – submeta sua palestra mesmo assim! Eu sempre acompanhei as divulgações do TDC pelo LinkedIn, então assim que a oportunidade surgiu, logo fiz minha submissão e pronto! Minha palestra sobre testes de contrato foi aprovada.

Sei que o TDC une pessoas do país inteiro, e na edição de Floripa não foi diferente. Apesar de ter palestrado somente em 1 dia, todos os palestrantes ganham acesso ao evento e podem participar de 3 trilhas durante os 3 dias do evento – algo que fiquei sabendo ser comum quando se é palestrante, e fica mais essa dica: Se você quer acompanhar bastante conteúdo de uma forma mais acessível, seja palestrante! No meu caso, as trilhas que escolhi para participar, além da trilha de Testes, foram as trilhas de Agilidade e Liderança Técnica (bônus, além da oportunidade de palestrar e do acesso às trilhas, escolhi justamente as que ressoam com a minha carreira, servindo como qualificação). 

Durante o evento, tive a oportunidade de reencontrar antigos colegas presencialmente e, apesar de gostar do formato remoto, estar cara a cara fez muita diferença. Mais um benefício de ser palestrante é que você acaba tendo um networking ampliado, com acesso à áreas e pessoas que como um participante, eu dificilmente teria. Um outro plus foi encontrar pessoas do time de Qualidade da Pipefy que também conseguiram ir para o evento, que até então eu só conhecia remotamente, finalmente podendo ter uma interação mais próxima e pessoal.

Eventos como o TDC proporcionam encontros únicos, que por mais breves que sejam, dão nascimento a relacionamentos duradouros, novos negócios, troca de ideias e experiências que você levará por toda a vida profissional. 

Admito que no dia da trilha de Testes, antes da minha palestra, não consegui evitar a ansiedade. Um dos motivos é que faria um hands-on e muita coisa poderia dar errado. Mas posso dizer que tudo deu certo e funcionou como deveria. Depois de palestrar, fiquei pela área do palco, disponível para tirar dúvidas e conversar com quem tivesse mais interesse, aproveitei para distribuir alguns brindes da Pipefy para os participantes e coordenadores da trilha, como agradecimento. Lembra que falamos sobre investir em bons relacionamentos e aproveitar o momento do evento?

Pois bem, a experiência foi tão boa e tão recompensadora, que na edição do TDC em São Paulo serei coordenador da trilha de Testes, representando a Pipefy! 

Gostaria de agradecer a todo apoio que tive da Pipefy e dos times onde trabalho, que me permitiu participar do evento, levando um tema super importante dentro de engenharia – e voltando cheio de novas ideias e mais motivado do que nunca.

Certamente recomendo a jornada do palestrante para quem quer que esteja lendo e precise daquele empurrão inicial. É aquela velha história, pessoal… Quem não submete palestra, fica de fora mesmo!

Similar Posts

Leave a Reply